O curso de Filosofia oferecido pela Universidade Federal do Cariri oferece duas modalidades de formação: a licenciatura e o bacharelado. A primeira é voltada para a formação de professores de Filosofia do ensino básico e a segunda é voltada para a formação de pesquisadores que podem tanto na docência no ensino superior, compreendo as atividades de pesquisa e publicação de artigos científicos, podendo também atuar nas áreas de gestão, consultoria em projetos culturais e sócio-ambientais.

O curso de Filosofia está sediado no Campus Juazeiro do Norte da UFCA e faz parte da Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Arte (IISCA).

São ofertadas 20 vagas por ano e a forma principal de ingresso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensimo Médio (ENEM). A UFCA cumpre a Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012), que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Encontre mais informações sobre o Sisu na UFCA.

A carga-horária mínima para Conclusão é de 3064 horas. Sendo a duração mínima de 8 semestres (4 anos) e a duração máxima para formação de 12 semestres (6 anos). As disciplinas são oferecidas predominantemente no turno noturno, algumas disciplinas optativas e diversas atividades extra-curriculares acontecem no período vespertino.