Como assinar os formulários de forma online?

A assinatura dos formulários deve ser feita preferencialmente por meio de assinatura eletrônica. No site https://assinador.iti.br/  qualquer cidadão pode se cadastrar para assinar documentos eletronicamente, porém, se por algum motivo não for possível a assinatura eletrônica, poderá ser utilizado o escaneamento da assinatura convencional. Em anexo está um tutorial de como realizar o cadastro no site.



  • Solicitação de Inclusão/Exclusão de Disciplinas (com ou sem quebra de pré-requisito)
    • A solicitação de inclusão ou exclusão de disciplinas deverá ser efetuada durante o período de ajuste de matrícula definido em Calendário Acadêmico.
    • É altamente recomendado que os pedidos de inclusão de disciplina com quebra de pré-requisito sejam realizados antes ou logo no início do período de ajuste de matrícula para que a Coordenação avalie e emita o parecer pelo deferimento ou indeferimento do pedido dentro do período de ajuste.
    • Parecer de quebra de pré-requisito (uso exclusivo da coordenação)
  • Solicitação de Matrícula em Estágio
  • Solicitação de Matrícula em Monografia
    • O(A) aluno(a) deverá procurar o(a) professor(a) que mais se adeque à temática da sua monografia ou que mais tenha afinidade pessoal e deverá perguntar se este pode lhe orientar. O(a) professor(a) aceitando, a solicitação deverá ser preenchida, as assinaturas coletadas e o formulário enviado por email para que possamos realizar a matrícula. 
    • O mesmo procedimento deverá ser realizado para o caso de alteração de orientador.
    • No caso de exclusão de matrícula em monografia, sendo a solicitação realizada dentro do período estipulado em calendário acadêmico, bastará a assinatura do aluno interessado.
  • Solicitação de Trancamento Total de Curso

    Através do Trancamento Total o aluno irá trancar o curso por um período letivo (um semestre). Dessa forma, no período letivo subsequente, o seu retorno acontece de forma automática. Caso ainda se encontre impossibilitado(a) de retornar ao curso, o(a) discente poderá realizar novo Trancamento Total, sendo possível fazê-lo por mais 3 períodos (consecutivos ou alternados). O aluno tem direito a 4 trancamentos totais. Caso seja necessário, o Trancamento Total deverá ser renovado a cada semestre, sob o risco de o(a) aluno(a) ter seu vínculo cancelado ou bloqueado caso assim não o faça. 
    • Documentação acessória:
      – Cópia de Documento oficial com foto
      – Questionário para Trancamento Total de Curso – Link
      – Declaração de “nada consta” emitida pela biblioteca da UFCA. O contato da biblioteca para solicitar a declaração é sibi@ufca.edu.br.
  • Solicitação de Cancelamento de Programa – Desistência Definitiva