2ª edição do Seminário de Pesquisa em Filosofia

• Postado em 25 de abril de 2017

A coordenação do curso convida a todos interessados em participar da segunda edição do Seminário de Pesquisa em Filosofia da UFCA. Este seminário é uma iniciativa do colegiado do curso de Filosofia que tem como objetivo ser um espaço de apresentação de trabalhos de pesquisa em filosofia dos professores e professores do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri.

Nesta edição teremos apresentação do prof. Fernando Gimbo em que ele irá expor a sua pesquisa em curso que visa aproximar duas experiências de pensamento marcadas pela ideia de uma “crítica racional da razão”: Theodor Adorno e Michel Foucault. Serão analisados temas comuns a ambos os pensadores, como o nexo entre saber e poder, a importância da categoria de sofrimento para uma filosofia social e a pertinência de uma reflexão moral sobre as formas de vida contemporâneas. O objetivo último é apresentar um programa a ser desenvolvido em torno da ideia da filosofia enquanto crítica.

A apresentação será no dia 27 de Abril, quinta-feira, às 15h na sala 70.