Conversas Filosóficas: Amor Platônico

  • Postado em 18 de abril de 2017

O Conversar Filosóficas deste mês de abril trará a Profa. Me. Andrea Furtado e o Prof. Alex Melo tratando da temática Amor Platônico, Beleza e Felicidade.

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB –   situado à Rua São Pedro, 337, Centro, 63010-010 Juazeiro do Norte.

Horário: das 19:00 as 21:00.

Entrada gratuita.

WhatsApp Image 2017-04-18 at 09.55.22
Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo. Este é o título de uma das obras de Nelson Rodrigues, na qual o escritor encarna Myrna, uma mulher que aconselha sentimentalmente diversas outras mulheres através de cartas onde tece argumentos em torno de sua tese principal, a saber: amar e ser feliz é impossível. Myrna adverte, explica, comenta e escreve sobre o amor que a maioria de nós conhece. O amor cantado em bossa, brega e fossa. O amor que é ao mesmo tempo mel e fel. As cartas das leitoras de Myrna são testemunhos da ininteligibilidade do amor.

Alguns séculos distante de Nelson Rodrigues, vemos Platão perguntando: É possível amar e ser feliz ao mesmo tempo? Para o grego, a virtude é caminho para a felicidade. Em contrapartida a experiência comum nos aponta o amor como responsável pela perda da capacidade de discernir, privando-nos, assim, da virtude. Precisamos então escolher entre a virtude e o amor? A resposta não é tão simples.

Todos já ouvimos falar do “amor platônico”, entendido corriqueiramente como um amor puramente ideal, irrealizável, contemplativo, um amor de alma. Mas o Eros platônico não se mantém apenas no nível da idealidade, ele é responsável por dinamizar a vida, impelindo o indivíduo em direção àquilo que deseja. Mas o que deseja o amante? A beleza. O que é a beleza?
A pretensão destas conversas é debater estas e outras questões sobre a relação entre amor, beleza e felicidade em Platão, buscando compreender de que maneira o filósofo pode ser capaz de afirmar, contrariamente a Myrna, que não só amar não é empecilho para a felicidade, como é, antes, seu princípio.