Chapa “Filosofia em movimento” reativa o CAFIL da UFCA

• Postado em 6 de outubro de 2016

(texto de apresentação da Gestão do Centro Acadêmico da UFCA)

Como escrito nos muros do campus do Pici da UFC, “Que a filosofia volte a ser perigosa!”. Há que se buscar espaço, há que se organizar conjuntamente, há que se criar a resistência. Um Centro Acadêmico ativo é indispensável à organização e unificação estudantil em prol dos interesses de todas e todos. Há algum tempo, o curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) deixou de ter um Centro Acadêmico ativo. Frente a isso, nós que compomos a chapa “Filosofia em Movimento”, nos unimos a fim de propor a construção de uma gestão participativa e coletiva, de modo que as e os estudantes de filosofia sejam representados e, ainda mais, estejam presentes em todos os espaços. O que nos une é o desejo comum de lutar pela permanência e ampliação das políticas de assistência estudantil, que poderá consequentemente proporcionar a garantia de condições necessárias para que as e os estudantes tenham bons desempenhos em suas produções acadêmicas. As propostas discutidas de antemão são basicamente três:

1. colaborar juntamente ao corpo docente na construção da Semana de Filosofia;
  2. levantar o debate acerca da necessidade de estrutura ou espaços físicos que contemplem os grupos de estudos e, além disso,
  3. buscar articulações e parcerias junto a outras organizações estudantis da região.

Nossa perspectiva é que outras iniciativas venham a surgir no decorrer da gestão, fruto de diálogos junto à comunidade estudantil. No mais, que o movimento se perpetue e que nada nos faça temer.

Membros da gestão e seus respectivos cargos:

José Cleiton Maciel Neto (Presidente)
Ytalo Felype Andrade Ferreira (Vice-presidente)
Cicero Rodrigo Alves Dias (Secretário Geral)
Guilherme Macedo da Silva (Vice-secretário Geral)
Dayane Alves de Melo (Secretária de Finanças)
Fernanda Melo Linhares Rangel (Secretária de Assuntos Estudantis)
Maria Valéria Almeida Guilherme (Secretária de Esportes e Programas Sociais)
Ayron Oliveira Rodrigues (Secretário de Ensino, Pesquisa e Extensão)
Cássio Jonas Bezerra dos Santos (Secretário de Divulgação e Imprensa)
Laiane Felipe Sampaio (Secretária de Cultura)
Jerliete Maria do Nascimento (Suplente 1)