Residência Pedagógica

• Postado em 19 de junho de 2018

Estamos aprovados para a terceira e última etapa da seleção da Residência Pedagógica, conforme edital: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf.
Esta última etapa requer que elaboremos o projeto institucional, os subprojetos por área (no caso da UFCA, um da Filosofia e outro da Música), que incluem os nomes de todos os bolsistas residentes, dos professores das escolas que se cadastraram que serão os preceptores dos residentes e os planos de atividade de todos.
O programa é para estudantes da licenciatura, a partir do quinto período até o oitavo, mesmo que não haja mais disciplinas a cursar e mesmo aqueles que exerçam atividade profissional remunerada. As horas dedicadas ao programa (440 horas em três semestres) contam como estágio supervisionado regular, fechando toda a carga horária do estágio do curso.
Temos previamente aprovadas 24 bolsas remuneradas e 6 voluntárias. As bolsas são por 18 meses, de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Como temos até dia 13 de julho para enviar o projeto final, que deve ser elaborado com a participação de todos os bolsistas e preceptores, faremos a seleção o mais breve possível (até semana que vem), online, e marcaremos uma reunião já para o começo de julho para fecharmos os projetos.
O edital sairá pela Proen ainda esta semana e a seleção se dará por três critérios: 1. IRA individual; 2. carta de motivação; 3. lattes. Os interessados já podem ir preparando os documentos e a carta de motivação (de uma lauda). Segue a relação dos documentos que vcs já podem ir providenciando:
I. Cópia da carteira de identidade ou Cópia do visto de permanência no país (para estrangeiros);
II. Cópia do CPF;
III. Cópia do título de eleitor e comprovante(s) de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral ( www.tse.gov.br );
IV. Cópia do certificado de reservista, para os homens;
V. Cópia do comprovante de endereço;
VI. Cópia de comprovante bancário (Banco do Brasil ou Caixa Econômica);
VII. Curriculum Vitae (gerado pela plataforma Lattes) e cadastro na Plataforma Freire
(http://freire2.capes.gov.br).
VIII. Carta de motivação, que deverá ser escrita de próprio punho e, de no máximo,
uma página;
IX. Cópia de comprovante de matrícula da UFCA no semestre em andamento;
X. Cópia do histórico escolar atualizado emitido pelo SIGAA.