Relato do primeiro encontro do Seminário de Pesquisa

• Postado em 24 de abril de 2017

A cada apresentação do Seminário de Pesquisa em Filosofia da UFCA solicitaremos a um estudante para que redija um breve relato sobre a sua participação e percepção do evento. Este é o primeiro texto escrito pelo estudante Francisco Dario de Andrade Bandeira.

No dia 07 de abril, ocorreu a primeira apresentação do projeto Seminário de pesquisa em Filosofia UFCA. Um projeto do corpo docente do curso de Filosofia UFCA. Na ocasião o prof. Dr. Renato Mendes Rocha, coordenador do Bacharelado em Filosofia, apresentou o seminário: A questão especial da composição e a fusão natural. Este assunto foi tema de um dos capítulos de sua tese de doutorado Mundos possíveis, propriedades naturais e mereologia defendida recentemente na Universidade Federal de Santa Catarina. No primeiro encontro estiveram presentes muitos professores e alunos do curso de Filosofia.

O seminário teve início com uma apresentação do questão geral da composição material, que busca responder sob quais condições um objeto é parte de algo, e em que medida podemos falar que existem objetos compostos. Em seguida, o professor Renato expôs algumas noções fundamentais sobre a mereologia, o estudo da relação entre a parte e o todo, bem como das relações das partes internas de um dado objeto e três axiomas básicos da mereologia: reflexividade, transitividade e antissimetria. A partir daí, emergiu a questão especial da composição (QEC), na qual se pergunta “sobre quais circunstâncias para alguns x’s (partes) há um y (todo), tal que os x’s compõem y?” As três principais respostas para a QEC foram apresentadas: Niilismo, Restrivismo e Universalismo mereológico. A apresentação dessas respostas com algumas de suas implicações suscitou caloroso debate entre os presentes, em especial, através da participação da professora Dra. Camila Prado e do professor Fernando Gimbo. Constatadas algumas aporias, examinou-se de modo mais detalhado a posição do restritivismo mereológico. Uma vez que a posição restritivista também esbarra em objeções, foi introduzida então a noção de propriedade natural definida pelo professor Renato Rocha da seguinte forma:

uma propriedade é natural se, e somente se, cada elemento da classe definida pela propriedade for suficientemente semelhante aos outros elementos desta classe e cada elemento da classe for representativo de outros elementos desta mesma classe.

A noção de propriedade natural, defende o prof. Renato, é uma das noções centrais da metafísica de mundos possíveis de Lewis. A partir dela, ele propõe a operação de fusão natural, que se for bem-sucedida poderá servir para tornar falsa uma das premissas do argumento da vagueza, um argumento originalmente apresentado por Lewis e Sider, contra as teorias restritivas mereológicas. O prof. Renato apresentou também algumas objeções a noção, ligadas aos critérios de similaridade e disse que está trabalhando nestes assuntos e pretende publicar um artigo no futuro a respeito desta discussão.

O encontro permitiu ver como a Filosofia permanece explorando as questões fundamentais. Como antes, não há caminho fácil ou cômodo na busca de respostas. Nesse percurso, importa o prazer da afinidade filosófica e “jogar o jogo” das reviravoltas contínuas do pró e do contra.  Nos vemos nos próximos encontros.

Texto: Francisco Dario de Andrade Bandeira

Fotos: prof. Emanoel Marcondes Torquato