Filosofando com deficientes auditivos

• Postado em 22 de agosto de 2016

Em 20 de abril de 2016 foi realizada no auditório da Universidade Federal do Cariri, a ação de extensão FILOSOFANDO COM SURDOS do Programa de Extensão Usina de Ideias, esta ação faz parte do Projeto Filosofando com Deficientes.  A ação foi elaborada em conjunto com professores e estudantes do curso de filosofia e da Diretoria de Acessibilidade.

Neste dia, de muita  alegria, foram apresentadas a importância da filosofia para pensarmos os verdadeiros problemas enfrentados pelos mais diversos  tipos de deficientes. Os estudantes do curso de Filosofia e bolsistas do projeto, Helio Taveira, Wallamo Edier e Jerliete Maria do Nascimento, apresentaram suas considerações sobre como é imprescindível exercitar conversações sobre problemas que envolvem a produção de novos territórios existenciais, também falaram  sobre os projetos que são coordenados por eles tais como: FILOSOFANDO COM SKATISTAS, FILOSOFANDO COM A MELHOR IDADE e FILOSOFANDO COM O ENSINO MÉDIO.

O estudante, Bruno Batista  Silva, do curso de filosofia, apresentou um relato de experiência  da sua participação como bolsista no projeto em 2015, quando atuou na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Média Tiradentes em Juazeiro do Norte. O estudante teve a oportunidade de filosofar sobre a compreensão da ética com estudantes do Ensino Médio que possuem algum tipo de deficiência intelectual.

O professor Luiz Manoel Lopes, coordenador do Programa de Extensão Usina de Ideias, apresentou como a relação entre a filosofia e professores de Língua  Brasileira de Sinais (Libras) vem se empenhando em criar meios de explicar os conceitos  filosóficos. O professor exibiu um vídeo que relata o trabalho da pesquisadora Terezinha Rocha, formada em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestranda em educação pela mesma instituição, que juntamente com sua equipe criou um dicionário de filosofia em Libras. Confira no vídeo a seguir:

Os professores da Diretoria de Acessibilidade da UFCA, João Batista Alves de Oliveira Filho e Mardônio Oliveira fizeram uma exposição da Lei de LIBRAS nº 10.436/2002. Nesta  exposição, abordagem os descasos sofridos pelos deficientes auditivos no cotidiano, sobretudo pelas instituições não terem interpretes suficientes e tampouco divulgarem  a importância desta Lei.

Confira a galeria com fotos Diretoria de Acessibilidade da UFCA do evento: