Conversas Filosóficas – Heteronormativadade e candomblé

• Postado em 4 de maio de 2016

maio 18 @ 18h3021h30

O Conversas Filosóficas de Maio convida o prof. Miguel Ângelo Silva de Melo para promover um debate interdisciplinar e transversal sobre a imposição da heteronormatividade na construção do gênero no contexto da ancestralidade religiosa de matriz tradicional ioruba. Percebe-se a possibilidade de promover essa perspectiva filosófica fazendo uso de estudos subalternos em suas diferentes ramificações culturais e pedagógicas. Os conceitos de “Pretagogia” (PETIT, 2015) e “Mestiçagem” (MUNANGA, 2008) serão fundamentais para compreensão da construção da heteronormatividade no cenário cultural e religioso Ioruba diante da globalização. O prof. Miguel Ângelo Silva de Melo é mestre em Educação Intercultural pela Universidade de Hamburgo/Alemanha e professor do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO), em Juazeiro do Norte, CE.