SELEÇÃO BOLSISTAS DO PROJETO “LASKAN NU FILME”

• Postado em 25 de fevereiro de 2018

SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROJETO “LASKAN NU FILME”

Chamada para seleção de estudantes para preenchimento de 4 vagas (duas remuneradas e duas voluntárias) do projeto “Laskan Nu Filme: Psicanálise e Cinema”, vinculado ao programa “Ações Culturais” da PROCULT-UFCA .

RESUMO DO PROJETO:

O projeto Laskan nu Filme caracteriza-se como uma atividade que articula centralmente cinema, psicanálise e filosofia. Trata-se de um esforço e alternativa para enriquecer abordagens inter e transdisciplinares, pois que os temas e problemas a serem tratados atravessam múltiplos registros de discursos, além do filosófico e do psicanalítico, tais como a antropologia, a sociologia, a teoria do direito, a lingüística e o campo dos debates em torno da diferença e diversidade sexuais e das questões sobre gêneros. Ademais, o projeto alia a linguagem fílmica, como suporte da transmissão dos temas a serem discutidos, com as múltiplas perspectivas teóricas de tratamento de matérias relacionadas aos referidos saberes e discursos, tendo como posição de abordagem principal a psicanálise, mais precisamente, a interrogação que a psicanálise faz em geral aos saberes e práticas com os quais dialoga em torno da questão do “sujeito” e do “desejo”. O projeto está contextualizado num conjunto de esforços efetuados em outras dimensões que o grupo Lakan i Alice tem realizado no âmbito da UFCA e fora dele, como grupo de pesquisa, de estudo, encontros e voltados para uma ampliação e aprofundamento de uma discussão sobre a teoria psicanalítica e suas implicações com a filosofia, mais precisamente com a discussão ética que esse diálogo suscita. O projeto é concebido para um público não exclusivamente universitário, mas para um público mais geral de interessados em começar uma formação ou estudo do discurso psicanalítico, tendo como matriz teórica as reflexões de Freud e de Lacan, embora a virtude do projeto esteja não somente nesse encaminhamento de formação teórica, mas com igual acento, na reunião de um público heterogêneo, tanto do ponto de vista do nível quanto da área de formação, que possa sustentar e colaborar para uma discussão que contenha incômodos e motivos multidisciplinares.

TUTOR:

Patrick de Oliveira Almeida (Professor do Curso de Filosofia-IISCA)

INSCRIÇÕES (26/02/2018 a 27/02/2018)

Pelo formulário: https://goo.gl/forms/bTguY6zYTCcrAjvD2
Data da Seleção:28/02/2018
Local: Sala 61, Bloco Rosa
Horário: 15 h.

DA SELEÇÃO

A seleção consistirá em um comentário escrito sobre um filme a ser exibido no horário e local informados.

ORIENTAÇÕES

De acordo com o Anexo I do EDITAL Nº 11/2017/PROCULT, o candidato à Bolsa de Cultura e a Membro Voluntário deverá:

I. Ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UFCA;
II. Ter disponibilidade mínima de 12 (doze) horas semanais para o projeto;
III. Não ter parentesco, em primeiro grau, com o coordenador/tutor do programa ou
projeto;
IV. Apresentar toda a documentação solicitada neste Edital;
V. Não será permitida a renovação da bolsa ou solicitação de bolsa em nova ação, caso o estudante não tenha apresentado trabalho na Mostra UFCA 2017, ou em evento indicado pela PROCULT, e Relatório Final relativo à concessão de bolsa anterior;
VI. Não será permitido o acúmulo de bolsas (apenas para candidatos contemplados
com bolsas);

LINK DO EDITAL DA PROCULT-UFCA

DEMAIS INFORMAÇÕES

lakanialice.iisca@ufca.edu.br

Chamada para seleção de estudantes para preenchimento de 4 vagas (duas remuneradas e duas voluntárias) do projeto “Laskan Nu Filme: Psicanálise e Cinema”, vinculado ao programa “Ações Culturais” da PROCULT/UFCA.
DOCS.GOOGLE.COM