Professora conquista título de Doutora em Filosofia

• Postado em 20 de janeiro de 2017

A coordenação do curso de Filosofia vem com alegria informar que a professora Maria Célia dos Santos apresentou no dia 17 de Janeiro, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a defesa da sua tese de doutorado tendo sido aprovada pelo júri presidido pelo Doutor Luís Miguel Ribeiro de Oliveira Duarte, Professor Catedrático do Departamento de História e Estudos Políticos da Universidade do Porto, e composto pelos seguintes membros:

• Doutor José Maria da Silva Rosa, Professor Associado do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior,
  • Doutor Marcos Roberto Nunes Costa, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco,
  • Doutor Nilo César Batista da Silva, Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe,
  • Doutora Paula Cristina Moreira da Silva Pereira, Professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto,
  • Doutora Maria João Couto, Professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto e,
  • Doutora Paula Isabel do Vale Oliveira e Silva, Professora do Instituto de Filosofia Medieval da Universidade do Porto, Orientadora da Tese.

Neste primeiro semestre de 2017, a professora Maria Célia dos Santos retorna ao Cariri e retoma na UFCA as suas atividades docentes. Aproveito para registrar o sentimento da professora, a partir de suas próprias palavras publicadas em um perfil em uma rede social:

Agora volto para o meu Cariri, mais convicta ainda, de que a atribuição do título de doutora, reconhecidamente um mérito academico, de nada servirá para mim, se não contribuir para me tornar uma pessoa melhor, mais humilde e comprometida com a nossa missão comum de trabalhar para tornar o nosso mundo mais humano, fraterno e feliz!

O título da tese é “Princípio, início e começo nos comentários aos génesis de Agostinho de Hipona”e seu resumo e palavras-chave são os seguintes:

Resumo: Esta tese de doutoramento tem como objetivo analisar três conceitos diferentes: Principium (Princípio), Initium (Início) e Coepit (Começo) como explicado nos principais comentários ao Génesis de Agostinho de Hipona para mostrar a forma com a qual Agostinho compreende o universo, o homem, a escatologia e a condição histórica da criatura. A fim de atingir esses objetivos, essa pesquisa foca no conceito de criação de Agostinho. Ela analisa sua regressão ao Principium como seu fundamento, tendo seu desenvolvimento no início temporal estendido ao seu começo histórico. A origem da criação conduz à narrativa do Génesis a fim de compreender melhor os questionamentos acerca das origens do universo e do homem que perduram até os dias de hoje. Isto aponta para a importância que Agostinho atribui ao relato bíblico da criação tal como aparece no livro do Génesis. Finalmente esta tese apresenta as doutrinas de Agostinho sobre a criação, enfatizando suas principais características. Na primeira parte, analisamos os antecedentes historiográficos sobre a criação. A questão sobre a criação do universo é analisada e explicada através das tradições, religiosa e filosófica, antecedentes ao relato bíblico da criação, para compreender sua influência na concepção judaica e cristã da criação. Finalmente, são analisados os principais textos de Agostinho de Hipona sobre o conceito da criação. Na segunda parte, são desenvolvidos os três principais conceitos anteriormente citados pelos quais Agostinho compreende a criação de Deus. Acerca do Princípio, analisamos a interpretação de Agostinho de Hipona, a sua concepção de Deus e a criação dos Anjos; sobre o Início nós analisamos as seguintes doutrinas: o conhecimento angélico, a teoria dos seis dias da criação, a natureza das razões causais e o conceito de matéria. Além disso, o Começo é investigado abrangendo o momento constitutivo da formação dos seres tal como os podemos visualizar na realidade da criação, considerando o homem no paraíso, a sua desobediência e sua expulsão dele. Finalmente, são apresentadas algumas considerações sobre o conceito de Deus de acordo com o que o homem pode alcançar acerca Dele.

Palavras-chave: Agostinho de Hipona; Princípio; Início; Começo; Comentários ao Génesis.

Parabéns prof.ª Dr.ª Maria Célia dos Santos!