Minicurso “A crítica de Espinosa ao Poder Teológico-Político”

  • Postado em 18 de março de 2019

Minicurso: “A crítica de Espinosa ao Poder Teológico-Político”

Pesquisador: Rafael dos Santos Monteiro (Doutorando-USP)

Inscrições: valdetonio.alencar@ufca.edu.br (enviar nome completo e número de matrícula).

LOCAL: SALA 57, BLOCO C, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

Resumo: O objetivo do curso é fazer uma exposição da filosofia de Espinosa, sua ontologia, ética e política, além de um breve contexto histórico, visando entendê-la como crítica à discursos de poder despóticos, particularmente aqueles que, em sua época, se valiam de uma ideologia teológica para justificar a imposição de normas de conduta e o monopólio de interpretação das leis políticas e do pensamento. Os encontros se farão em três dias, sempre comprometidos com alimentar o debate e a discussão das teses defendidas e das questões levantadas, e seguirão o seguinte roteiro:

1. Primeiro dia (21/03 às 16h): A filosofia de Espinosa como crítica a visão teológica do mundo.

Após uma descrição do contexto político em que Espinosa escreveu, visando mostrar a forte influência do poder religioso e a interpretação das sagradas escrituras de que este se valia, mostrar como a filosofia do holandês foi antes de tudo um esforço por desconstruir o edifício teórico judaico-cristão e sua visão teológica do mundo e da política.

2. Segundo dia (22/03 às 16h): A critica de Espinosa ao discuso religioso e ao poder teológico-político.

Expor a critica de Espinosa em sua obra Tratado Teológico-Político, e como ela pode ser entendida como uma desconstrução do monopólio sacerdotal para compreensão e discussão da política.

3. Terceiro dia(26/03 às 16h): Linguagem e materialidade política na ontologia de Espinosa.

Expor a ontologia de Espinosa, bem como alguns aspectos de sua ética e de sua política, a fim de que se compreenda suas posições acerca da linguagem, o poder do discurso e a importância da liberdade de pensar e de falar para o estado tão destacada pelo filósofo em seus textos políticos. Pretende-se assim fazer uma passagem pela ontologia espinosana refletindo sobre questões levantas durante os dois primeiro dias de curso.