III Webinário Filosofia em Rede

• Postado em 11 de maio de 2021

O Webinário Filosofia em Rede é um evento realizado semestralmente a partir de parceria entre o Instituto Trilhas, o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Editora Phillos Academy, em formato totalmente virtual mediante uso das múltiplas plataformas digitais acessíveis, reunindo pesquisadores (estudantes e professores) de todo o Brasil (e além-Brasil) em torno do debate sobre temática específica de cada encontro. O evento conta com mesas temáticas, minicursos, rodas de conversa, comunicações orais, lançamentos de livros, intervenções artísticas.

Nesta terceira edição, a ser realizada entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, o Webinário Filosofia em Rede celebra o centenário do educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, e tem como tema “Educação como prática de liberdade”, em referência a uma de suas principais obras, escrita quando o autor estava no exílio e publicada em 1967, na qual o mesmo faz uma reflexão sobre suas experiências pedagógicas, entendendo que a educação é afirmação de liberdade e só é possível no “exercício livre das consciências”.

Neste sentido, nosso evento se debruça sobre o legado de Paulo Freire para a Educação em geral e para a Filosofia e seu ensino em particular, reconhecendo em sua base dialógica, bem como na relação entre os saberes teóricos e práticos, os princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência crítica e livre, os quais estão na base da tradição filosófica, desde Platão até contemporaneidade. O Webinário cumpre, desta forma, a função de mediação entre a compreensão dos fundamentos do pensamento educacional de Paulo Freire e sua relação com a Filosofia, seu papel e suas possibilidades em um mundo globalizado, plural e hiperconectado.

Além de promover espaços para reflexões e análises sobre a temática da educação a partir da Filosofia e áreas afins, o III Webinário Filosofia em Rede segue com o intuito de estimular e difundir a produção acadêmica nestes tempos marcados pelo distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. O evento, que conta a publicação em e-book dos trabalhos apresentados, vem se consolidando no atual contexto como um importante canal de diálogo e de troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores, pesquisadoras e pesquisadores de todo o país, e a comunidade em geral, por meio do livre acesso possibilitado pelas redes informacionais.

As inscrições para a terceira edição do Webinário Filosofia em Rede já estão abertas e seguem até o dia 09 de julho. Já o prazo para a submissão de trabalhos segue até o dia 20 de junho. Essas e outras informações podem ser facilmente acessadas no site https://doity.com.br/filosofiaemrede.