Curso de Filosofia na Feira das Profissões

• Postado em 3 de outubro de 2016

A Feira das Profissões aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro de 2016, no campus campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e contou com a presença de estudantes de diversas escolas do Ensino Médio da região. Na ocasião foram apresentados os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UFCA assim como, os projetos de Ensino, Cultura e Extensão desenvolvidos na universidade. O curso de Filosofia participou da feira com uma equipe formada por estudantes e docentes que juntos contribuíram na divulgação do curso junto aos visitantes, explicando a respeito do funcionamento do curso de Filosofia, da sua grade curricular, das diferenças entre o curso de Bacharelado e o curso de Licenciatura, sobre os grupos de estudos que acontecem no curso, sobre as palestras disponíveis na internet e uma pequena amostra de textos filosóficos que estão disponíveis na biblioteca da UFCA e são utilizado nas disciplinas ao longo do curso.

O estande da filosofia recebeu visitas diversificadas no que diz respeito às predisposições ao estudo da filosofia, alguns alunos se dirigiam pela curiosidade, outros estavam em dúvidas entre Filosofia ou outro curso e uma parte se mostrava decididamente interessada em ingressar no curso de graduação em Filosofia devido as aulas de Filosofia que já tiveram no Ensino Médio.

As dúvidas mais frequentes dos estudantes visitantes diziam respeito as oportunidades no mercado de trabalho. Uma pergunta comumente feita era sobre se além do ensino, qual carreira a Filosofia poderia oferecer? Outras perguntas diziam respeito à  questões práticas, sobre a duração do curso, a grade curricular, o turno e nota de corte do ENEM. A equipe do estande procurou  responder às dúvidas da melhor e mais clara maneira possível, além de esclarecer  sobre o papel da Filosofia na construção da nossa identidade enquanto estudantes do curso, indivíduos pensantes e sociais.

As ferramentas como os banners e livros expostos ajudaram na explicação sobre o curso e contribuíram na curiosidade dos alunos pelo curso. Avaliamos a Feira como essencial para a Universidade e comunidade, uma vez que expande a Universidade e a torna conhecida, além de reafirmar seu papel de instituição transformadora e acessível a todos.

Trabalharam de forma voluntária, sob coordenação do prof. Marcondes, nessa atividade promovida pela PROEN/CFOR os estudantes:

• Álvaro Felipe de Alencar;
  • Cecília da Silva Rosal;
  • Daniela Duarte Marinho;
  • Estefane Wanny de Oliveira Silva;
  • Francisco Bruno Rodrigues Abraão;
  • João Paulo Monteiro Carvalho;
  • Jonathan Sales da Silva;
  • Jose Rostan Lacerda da Silva;
  • Natália Érica dos Santos Guedes;
  • Walamo Edier da Silva;

Confira a seguir uma galeria com fotos feitas pelo prof. Marcondes no estande do curso de Filosofia na Feira de Profissões:

(relato escrito pelos estudantes Wallamo Edier da Silva e Daniela Duarte Marinho revisado pelo prof. Renato Rocha)